San’ta Andrea Al Quirinale
470 palavras
2 páginas
Historia da Arte IISan’ta Andrea Al Quirinale
Em 1658 a ordem jesuíta encomendou a Bernini que com o auxílio de Giovanni de' Rossi construisse a Igreja, situada na colina do Quirinale, próxima do Palácio do Quirinale, em Roma. Foi financiada pelo cardeal Camillo Pamphili, ficou pronta em 1670. A Igreja servia como base para introduções dos noviços na ordem.
Alguns estudiosos disseram que a Igrejase dividi em inferior, que representa a esfera terrena, cheia de tristeza e sofrimento, e superior onde existe uma cúlpula iluminada como o ceu.
A planta com forma elíptica da Igreja não é nada de novo para Bernini, que viu esse design na igrja de São Pedro. Sua colocação transversal, com o altar e a entrada opostos no eixo menor, permite chegar rapidamente ao centro, na plenitude do edifício.
A fachada é coroada por um frontão suportado em pilastras coríntias. O pórtico é suportado por um par de colunas Jónicas, semelhante ao regime dos palácios acompanhamento do Monte Capitolono de Michelangelo.
Cúpula nos dá um vislumbre magnífico repleto de esculturas e caixotões dourados ornado por frisos. O arquiteto dividiu a cúpula em dez, uma janela no centro perfura cada seção e traz uma pomba que paira na luz dourada representando a paz aguardam os fiéis no céu.
Em seu interior há quatro capelas e quatro nichos, bem como um nicho maior para o altar principal que é iluminado por uma fonte oculta de luz, criando um efeito teatral, como era o gosto dos barrocos, foi decorada por Antonio Raggi, como figuras retratam mártires e anjos auxiliando Santo André em sua jornada para o céu. Várias obras de arte decoram as paredes e capelas laterais. Numa das capelas está uma tumba do rei Carlos Emanuel IV de Saboya , e noutra sob o altar encontra-se a urna de bronze e lazulita com o corpo do Santo Estanislau Kostka um famoso Santo polonês.
A transição entre a Igreja inferior e superior tem lugar em um nicho acima do altar onde se encontra O Martírio de Santo André, de Borgognone,