sanções
As sanções são consideradas como uma espécie de estímulo relativo à conduta.
São o conjunto de regras aprováveis e reprováveis dentro de uma sociedade dentro de (leis) que devem ser seguidas por uma determinada sociedade ou grupo social. As sanções tem sempre como objetivo corrigir algo, tanto como uma recompensa como um castigo.
Sanções são consequências de um descumprimento de um preceito.
SANÇÕES SOCIAIS
Está inserida dentro de uma norma genérica (que todos estão sujeitos, ex: nosso Código Civil - todos os brasileiros estão sujeitos a ele) ou específica (código de ética da OAB somente os advogados estão sujeitos e ele).
Sanções são consequências de um descumprimento de um preceito.
É o meio competente estabelecido pelas normas jurídicas para forçar seus violadores
(violadores
possíveis ou violadores prováveis) a cumprir o que elas mandam, ou a reparar o mal causado pela violação, ou a se submeter às penas legais.
SANÇÃO ESPECIFICAMENTE SOCIAL
Nas Sanções Sociais, situam-se as reações sociais às condutas por ela reprovadas, ou seja, que violam a moral social, atingindo os valores protegidos pelo grupo. Não restam dúvidas de que toda coletividade estabelece regras que devem ser seguidas pelos que a compõem; e quando estas são desrespeitadas, há uma reação contra o agente.
Com a violação das regras sociais, inexoravelmente, desencadeiase uma sanção, materializada na reprovação ou, até mesmo, na exclusão do grupo social. O temor de ver sobre si estas consequências é que estimula os componentes do grupo social a se submeterem aos seus parâmetros éticos.
É o que ensina REALE, afirmando que sempre haverá uma reação social por parte da sociedade, quando o homem age de modo contrário à tábua de valores vigentes. (REALE, Miguel, Lições
Preliminares..., op. cit., p. 73).
São as mais diversas e numerosas. O grupo de amigos, a família, a pequena