Santos Dumont e a 1ª Guerra Mundial
Santos Dumont E A Primeira Guerra Mundial
Seu nome
N°:
Turma:
Cidade, data por extenso
INTRODUÇÃO
Em 19 de outubro de 1901, a bordo do seu dirigível número 6, Santos Dumont contornou a torre Eiffel e retornou ao seu ponto de partida, no campo de saint cloud, em menos de 30 minutos. Demonstrava-se assim a possibilidade de controlar o vôo e de impor a vontade humana maquina. Mas foi em 23 de outubro de 1906, em Campo de Bagatelle, em Paris, quando o 14-Bis voou por mais de 50 metros a uma altura de 2 metros, que Alberto Santos Dumont garantiu para si um prêmio e um lugar na história.
DESENVOLVIMENTO
Santo Dumont nasceu na Fazenda Cabangu, em João Aires, hoje Santos Dumont em Minas Gerais, no dia 20 de julho de 1873. Filho de Henrique Dumont, rico fazendeiro, engenheiro, e de Francisca Santos Dumont, de família portuguesa. Com 18 anos, foi emancipado e recebeu do pai títulos de renda e ações que lhe permitiriam financiar suas experiências e aprender tudo sobre motores a explosão. Santos Dumont chegou em Paris em 1897 e aprofundou-se nos estudos, principalmente em mecânica e no motor de combustão. Ele viveu a maior parte do tempo em Paris, e na maioria de suas conquistas aeronáuticas ocorreu na França. Ele começou Foi o primeiro avião a voar no mundo. Um vôo com autopropulsão, ou seja, não catapultado. Foi com balões e avançou para dirigíveis movidos. Em 23 de setembro de 1906 é que Santos Dumont, sob a assistência do Aeroclube de Paris, fez sua experiência com o 14 Bis. E em 1907-1909, ele produziu o primeiro avião esporte do mundo, Demoiselle.
Após inúmeros acidentes aeroespaciais, desde a época dos balões até o 14-bis – ficou com a saúde muito fragilizada, o que acabou determinando que ele abandonasse a vida aeronáutica. Em agosto de 1914, a França foi invadida pelas tropas do Império Alemão. Era o início da Primeira Guerra Mundial. Aeroplanos começaram a ser usados na guerra,