santo lugar e seus significados
O que era o Santo Lugar?
Era a segunda das três áreas existentes no Tabernáculo.
O que representa?
A nossa alma, pois é ali que entramos na presença de Deus. À medida que o sacerdote avançava no Tabernáculo, mais perto de Deus estava. Enquanto que o Pátio representa o nosso corpo, o Santo Lugar representa a nossa alma e o Santo dos Santos, o nosso espírito.
Como era constituído o Santo Lugar?
Na entrada encontravam-se cinco colunas, representando os cinco Livros da Lei: Génesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronómio.
Todos os objectos existentes no Santo Lugar eram feitos de ouro, que simbolizava a divindade, a realeza e a eternidade, ou seja, Deus.
Dentro do Santo Lugar existiam apenas três elementos: a Mesa dos Pães, o Candelabro e o Altar do Incenso.
1.º ELEMENTO – Mesa dos Pães
O que significava?
Este elemento - que estava colocado no lado norte da tenda, ou seja, no lado direito da porta de entrada do Santo Lugar - significava o alimento que provém de Deus para saciar a “fome” do Seu povo. O pão representa Jesus, como o Próprio disse: “Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.” (Jo 6.35). Em hebraico estes pães eram chamados “pães do rosto”, da propiciação, pois representavam a presença de Deus.
Só se encontravam pães nesta mesa?
Não. Na Mesa dos Pães eram colocados doze pães sem fermento, um por cada tribo (das doze de Israel eleitas por Deus) e o vinho, representando o sangue de Cristo.
Quem é que podia comer e beber destes alimentos?
Era proibido que outra pessoa que não fosse sacerdote tocasse ou preparasse o pão e o vinho. O que nos relembra a Santa Ceia, onde apenas os sacerdotes, ou seja, os discípulos, participavam juntamente com Cristo.
2.º ELEMENTO – Candelabro
O que era?
Era uma peça única, feita de ouro, também chamado de Menorá. Era colocado no lado esquerdo do Santo Lugar, isto é, no lado sul da tenda. O Candelabro tinha sete hastes (representando o Espírito de