Santo Agostinho
Santo Agostinho (354 - 430 d.C) foi um filósofo, escritor, bispo e teólogo cristão responsável pela elaboração do pensamento cristão medieval e da filosofia pastrística. Nasceu em Tagaste, atualmente a Argélia. Foi educado em Cartago, onde se tornou professor de retórica. Aderiu ao pensamento maniqueísta, que pregava a relação do mundo através de duas forças, o bem e o mal. Entretanto a influência de Santo Ambrósio foi decisiva para convertê-lo ao cristianismo em 386.
Após sua conversão, vem o livro "Confissões", onde revela os caminhos da fé em meio às angústias do mundo. O livro é uma autobiografia que também imprime o seu pensamento filosófico. Outra obra de destaque é "Cidade de Deus", onde discute a questão metafísica do pecado original contido na Bíblia.
Para Agostinho, o caminho para a verdade estava na fé, mas a razão era o melhor meio para provar a validade das verdades. Com sua famosa frase: "Compreender para crer, crer para compreender".
Foi influênciado pelo pensamento de Platão, dos quais a essência, era de que a alma era aprisionada pelo mundo sensível. A partir desse pensamento, elaborou a doutrina da iluminação divina, na qual a percepção de verdadeiro tem por causa a luz que provém de Deus.
Morreu em Hipona e deixou uma obra fundamental para a igreja católica e que foi registrada em muitos gêneros, tratados filosóficos, teológicos, comentários, sermões e cartas.
Pensamentos de Santo Agostinho:
"Se dois amigos pedirem para você julgar uma disputa, não aceite, pois você irá perder um amigo. Porém, se dois estranhos pedirem a mesma coisa, aceite, pois você irá ganhar um amigo." "Milagres não são contrários à natureza, mas apenas contrários ao que entendemos sobre a natureza." "Certamente estamos na mesma categoria das bestas; toda ação da vida animal diz respeito a buscar o prazer e evitar a dor." "Se você acredita no que lhe agrada nos evangelhos e rejeita o que não gosta, não é nos evangelhos que você crê, mas em