SANTO AGOSTINHO
INTRODUÇÃO
Um dos maiores pensadores de toda a História, Santo Agostinho deixou uma vasta e valiosa obra, de grande importância não só para o seu tempo, como também para a atualidade. Além de filósofo, Santo Agostinho foi um retórico de grande magnitude, conhecido principalmente por ter conciliado a religião e a filosofia em busca das respostas para seus questionamentos.
Essa conciliação das ideias produzidas pela fé através da religião com as ideias filosóficas deu origem à filosofia Patrística, que encontrou em Santo Agostinho o seu principal adepto.
O presente trabalho apresenta-se com o principal objetivo de estudar e explicar as principais preocupações que envolveram Santo Agostinho, sempre com um viés analítico.
Nesse sentindo, inicialmente, será feita uma breve análise de sua vida e obra, a partir um olhar global, de maneira que os principais pontos serão abrangidos sem se exceder em detalhes que não nos interessam. Seguindo-se à introdução, serão analisados, especificamente, a sua teoria resultante da busca pela origem do conhecimento, a busca pela felicidade, a iluminação divina, a existência de Deus e sua essência, a vontade humana e a origem do mal.
Por fim, será feita também uma breve análise do paradoxo: a cidade terrena
(mundana, dos homens) e a cidade de Deus, descritos em uma de suas principais obras, o livro De Civitate Dei (413-126).
4
1. CONTEXTUALIZAÇÃO: VIDA E OBRA.
Aurelius Augustinus, melhor conhecido por Santo Agostinho, nasceu em 13 de novembro do ano de 354, em Tagaste, mais especificamente na província romana da Numídia, na África. Realizou seus primeiros aprendizados em Tagaste e
Madura e, posteriormente, foi enviado por seu pai, com a ajuda de um amigo, para
Cartago a fim de completar seus estudos. 1
Inicialmente, antes que se interessasse pelas questões filosóficas e intelectuais, Agostinho estava preso às coisas mundanas. 2 Levava uma vida comum a todos os homens, no entanto, após a morte de