Santo Agostinho
Aluna: Viviane Ribeiro
1. Onde e quando viveu Santo gostinho?
Agostinho viveu entre os anos de 354 e 430, viveu e foi bispo de Hipona, no norte da África, onde hoje fica a Argélia (lado, então, dominado pelo Império Romano). Morreu aos 86 anos, na sua cidade sitiada pelos vândalos, mantendo a defesa da fé.
2. Segundo o autor, o que caracterizava a crise do Império Romano?
Caracterizava-se por fronteiras ameaçadas pelos bárbaros e mantidas com dificuldades por um poder militar que se tornava insuficiente, bem como por um processo político de rompimento interno, marcado pela divisão do império entre as partes ocidental e oriental, devido a sucessivas crises, como a perda da austeridade moral, do espírito religioso e do apego às tradições.
3. Quais as duas hipóteses sugeridas pelo autor para explicar a promulgação do edito que oficializava o Cristianismo como religião do Império Romano?
a) Interesse em aumentar o contingente de seu império, carente de forças físicas, com pessoas que se encontravam marginalizadas em virtude da crença que professavam, para torná-las cidadãos politicamente comprometidos com Roma;
b) sincera conversão do imperador, efetivamente tocado pela fé cristã.
4. Quais as duas influências na formação inicial de Agostinho, por assim dizer contraditórias?
Compõe-se por dois credos religiosos: de um lado seu pai que era pagão, e do outro sua mãe cristã.
5. Segundo o autor, quais os dois fatores na personalidade de Agostinho faziam com que ele não aderisse a fé cristã, apesar dos esforços de sua mãe?
a) Seu temperamento extremamente sensual, que o prendia aos prazeres do corpo;
b) sua grande curiosidade intelectual, que não se satisfazia com a doutrina da Bíblia.
6. O que era o maniqueísmo?
O maniqueísmo era uma doutrina dualista que divide o mundo entre dois princípios: o Bem (Deus), e o mal (diabo). A matéria é