Santo agostinho e maquiavel
Centro de Ciências Jurídicas e Políticas
Análise das obras “A Cidade de Deus” e “O Príncipe” como guias teórico-práticos políticos.
Por:
Nassor de Oliveira Ramos (Turma 2012-1)
Trabalho apresentado à disciplina Introdução a política sob orientação do Professor Fernando Quintana como requisito para obtenção de nota.
Maio
2012
INTRODUÇÃO
No estudo da Ciência política se faz necessário o exercício crítico e reflexivo sobre os temas e autores clássicos, para tal, podemos encontrar nas obras de Santo Agostinho e Maquiavel importantes conceitos e idéias norteadoras para um guia teórico-político dos dias atuais. A escolha do tema “A Cidade de Deus e O Príncipe como guias teórico-políticos” se relaciona com o meu interesse especial pelas duas obras enquanto guias inspiradores, a primeira sendo uma obra reconhecida como guia e espelho teológico até os dias de hoje, e a segunda sendo trabalhada como uma das grandes obras e guias teóricos em Ciência Política implicando nas teorias políticas e aplicações em seus respectivos períodos históricos, não deixando de considerar suas aplicações atuais. O objetivo deste trabalho é contrapor as principais idéias presentes nestas duas obras clássicas e pontuar também suas semelhanças, visando esboçar uma proposta de guia teórico-político a partir do pensamento dos autores apresentados ao longo do texto.
MAQUIAVEL X SANTO AGOSTINHO: BREVE RESUMO BIOGRÁFICO E RESUMO DE OBRAS
- Nicolau Maquiavel Nicolau Bernardo Maquiavel nasceu em Florença, em 1469, onde morreu em 1527. Descendente de uma das mais antigas famílias florentinas, recebeu uma formação humanista condizente com o período histórico onde se encontrava, o renascimento (resgates dos ideais gregos e romanos na cultura e filosofia), dedicou-se à política durante a maior parte de sua vida, tendo desempenhado numerosas missões diplomáticas em diversos países.