Santarém
Trabalhorealizadopor:
Cristiana Russo, nº5, 2ºTC
Patricia Marques, nº18, 2ºTC
Professora: Rute Vicente
Disciplina: Comercializar e Vender
Curso: Técnico de Comércio
Módulo: 10 – Localização e Urbanismo Comercial
Ano Lectivo: 2012/2013
Trienio:2011/2014
Índice
Introdução
Este trabalho foi solicitado pela docente Rute Vicente no âmbito da disciplina de Comercializar e Vender, no módulo 10 “Localização e Urbanismo Comercial ” tem como objetivo a escolha de uma cidade e exploração todas as suas vertentes enquanto cidade que é. A cidade que escolhemos foi a cidade de Santarém. Para podermos saber mais sobre esta cidade vamos explorar a história, que tipo de construção a zona comercial, zona de serviços, zona industrial, monumentos, residenciais, área de influência, entre outros temas que vão ser desenvolvidos ao longo deste trabalho.
História
Pré-História e Mundo Antigo (século X a. C. - V d. C.)
As teorias tardo-renascentistas que associam a fundação de Santarém ao nome do fundador mítico de Tartessos (o herói Habis) são inaceitáveis à luz dos conhecimentos actuais.
A população de Moron, culturalmente identificada com as civilizações mediterrâneas, foi subjugada pelos colonizadores romanos quando estes tomaram o castro, ficando este acontecimento inscrito para sempre na história local. Desconhecendo o significado da(s) palavra(s) indígena(s) Sqlab, os escritores romanos interpretaram-na como um topónimo e latinizaram-na sob a forma de Scallabis.
A partir do século III d.C. a colónia romana de Scallabis retrai-se, face à importância crescente de Olissipo (Lisboa). Por essa altura o Cristianismo propagou-se no seu território, dando provavelmente origem a um pequeno bispado, constituído por altura da divisão do Império por Constantino.
Período Medieval (séculos V-XV)
Os quatro séculos de ocupação islâmica (sécs. VIII-XII) fizeram renascer o papel estratégico-militar e económico do lugar. Desta nova