Santa casa
1. Denominação e forma de constituição
Hospital Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora.
Entidade sem fins lucrativos e também uma associação religiosa, regida pelas leis Canônicas da Igreja Católica.
2. Dados e fatos relevantes da origem da organização.
A Santa Casa de Misericórdia de Juiz de fora foi fundada em 06 de agosto de 1854 pelo Barão da Bertioga José Antonio da Silva e por sua esposa a Baronesa Maria José Miquelina da Silva. É a terceira instituição mais antiga da cidade
Braz Bernardino assumiu a Provedoria em 1987, e se esforçou bastante, junto com o Dr.Ermenegildo Villaça e Dr.Edigard Quinet para o desenvolvimento e ampliação dos serviços e acomodações do hospital.
Em janeiro de 1898, foram contratadas pelo coordenador Braz Bernardino as irmãs de Santa Catarina para a administração interna do hospital.
Em 1903, foi construído o jardim na frente do hospital, quem forneceu a planta foi o engenheiro João Lustosa. Em 1911, já existiam vários pavilhões e estava em construção uma sala de operações. Com o desenvolvimento do hospital, foi inevitável a construção de um novo edifício
Em julho de 1942, na gestão do Provedor Alberto Andrés, foram assinados os desenhos originais do atual prédio da SANTA CASA, mas o lançamento da pedra fundamental só ocorreu em 22 de janeiro de 1948. A data foi escolhida porque era o dia do aniversario de João nogueira filho, quem doou grande parte de sua fortuna para a construção do hospital.
A Irmandade é a mantenedora do hospital. É formada por 100 membros. Elege um conselho de administração, e esse conselho elege uma diretoria formada por: Presidente, Vice-Presidente e Diretor-Secretário. Esses cargos não são remunerados devidos ser um trabalho voluntário.
1.3 Natureza e ramo de atuação
Atua na área de prestação de serviços de assistência médica-hospitalar.
4. Informações sobre o porte da empresa