santa casa de goiania
A Santa Casa de Misericórdia de Goiânia – SCMG foi fundada em 1º de novembro de 1936 por uma ação conjunta da Sociedade São Vicente de Paula e da Primeira Dama do Estado de Goiás, Dona Gercina Borges Teixeira. O antigo prédio ficava na Rua quatro, Setor Central. É uma instituição de caráter filantrópico.
O novo prédio da Santa Casa foi inaugurado em agosto de 1985 e situa-se na Rua Campinas, número 1.135, no Setor Americano do Brasil.
A atual Diretoria da Santa Casa está assim constituída:
Diretores
Dom Washington Cruz – Presidente
Dom Waldemar Passini Dalbello – Vice-Presidente
Superintendência
Pe. Éverson de Faria Mello - Superintendente Geral
Dr. José Alberto Alvarenga - Superintendente Técnico
Sr. Aderrone Vieira Mendes - Superintendente Administrativo
Dr. José Dias Neto - Diretor Clínico
Em 1989, o então Ministro da Saúde Dr. Adib Jatene, falecido dia 14 passado, prestigiou o início das cirurgias cardíacas na Santa Casa. A videolaparoscopia foi implantada em maio de 1992.
No ano de 2003, a Sociedade Goiana de Cultura (SGC) se vinculou à Santa Casa de Misericórdia de Goiânia resultando na ampliação do potencial hospitalar e na melhoria da prestação de assistência à saúde. Isso significou consolidar a SCMG como hospital de referência na região Centro-Oeste, na área de assistência à saúde, bem como no ensino e na pesquisa.
Ao longo de seus 78 anos a Santa Casa vem fazendo história quando o assunto é saúde e tornou-se referência nacional em áreas como cardiologia, oncologia e transplante renal e cardíaco.
A Santa Casa atende por dia, mil e oitocentas pessoas entre consultas e exames. Realiza mais de duzentas e quarenta mil consultas médicas anualmente, quinze mil internações hospitalares e quase um milhão de atendimentos anuais nas mais diversas áreas. É o maior hospital em parceria com o SUS em Goiânia e também atende por meio de convênios e pacientes particulares, oferecendo trinta e cinco