Sansão desperdiçou o seu chamado
Juízes 14:1-2, 5-9
Juízes 16: 4-22
SANSÃO DESPERDIÇOU O SEU CHAMADO
Diferente de todos os outros juízes de Israel, Sansão foi chamado por Deus desde o ventre da sua mãe. Ele já foi fecundado por um milagre de Deus, pois seus pais eram estéreis. Sansão tinha tudo para ser uma pessoa feliz e de grande sucesso, mas não foi isso que aconteceu, pois ele desperdiçou o chamado de Deus, não soube valorizar a bênção de Deus na sua vida.
SANSÃO DESPERDIÇOU A SUA UNÇÃO
Entre os juízes de Israel, Sansão foi aquele que mais experimentou o poder do Espírito Santo de Deus vindo sobre ele (Juízes 13:24-25; 14:6; 15:14-15), foi quem mais experimentou da unção de Deus, mas não soube aproveitar essa unção. Que pena!
SANSÃO DESPERDIÇOU A SUA VIDA
A vida de Sansão era uma vida promissora e todos esperavam que fosse um grande sucesso, mas pelo seu caráter deformado, ele estragou tudo e teve um final infeliz. Ele era Nazireu, separado por Deus para viver em santidade, mas quebrou a sua aliança com Deus, envolveu-se com bebida, prostituição e outros pecados e o fim dele foi precoce, triste e infeliz. Você conheceu alguém assim?
Sansão, entretanto, não era um homem de obediência a Deus, era freqüentemente teimoso e mundano. Isso o conduziu a muitos problemas. Fez más companhias e associou-se com mulheres de tipo errado. A mais conhecida dessas mulheres foi Dalila. Sansão a amou, mas a lealdade dela pertencia aos filisteus e ela estava determinada a entregar-lhes Sansão. No princípio, Sansão não lhe disse que seu poder assentava-se no espírito de Deus, através dos sete cachos de seu cabelo. Mas, a associação mundana gasta a resistência do povo de Deus e, finalmente, disse-lhe. Ela cortou seu cabelo e ele foi entregue aos filisteus. Arrancaram-no os olhos e fizeram-no escravo.
Sansão, de acordo com a sua descrição na bíblia hebraica, foi um homem nazireu, filho de Manoá, nascido de mãe estéril (Juízes 13:2) e que liderou os