sanitização
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO - UEMANET
CURSO TÉCNICO EM ALIMENTOS (CVT) – TURMA: A
SÃO LUIS, 21/07/2014
ALUNO: ADRIANA DE JESUS DE ALBUQUERQUE
DISCIPLINA: Tecnologia de Frutas enhortaliças
PROFESSORA: Edna Madeira Santos
Leia o Artigo: SANITIZAÇÃO DE FRUTAS E HORTALIÇAS NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS e responda os questionamentos a seguir:
1. Explique o que consiste o processo de higienização na indústria de alimentos, mas especificamente na Tecnologia de Frutas e Hortaliças.
R=A higienização nas indústrias de alimentos tem como objetivo básico a preservação da pureza e da qualidade microbiológica dos alimentos manipulados, sem ocasionar riscos à saúde do consumidor. Pode-se então definir tal processo como a remoção de sujidades mediante a aplicação de energias química, mecânica ou térmica, num determinado período de tempo.
2. Diferencie a contaminação física, química e biológica que possam causar danos à saúde.
R=. Os perigos físicos seriam fragmentos de metais provenientes de equipamentos ou da própria matéria-prima; os de natureza química estão os resíduos de pesticidas; e perigos biológicos, as bactérias patogênicas.
3. Qual a diferença entre o processo de lavagem e sanitização?
R= Lavagem, onde há a remoção dos resíduos através da água; Sanitização, aplicação da solução sanificante para redução dos microrganismos ainda presentes na superfície;
4. Cite, pelo menos, 05 (cinco) tipos de sanitizantes utilizados na indústria de alimentos para a sanitização de frutas e hortaliças.
R=Compostos a base de cloro,Iodo,Peróxido de Hidrogênio,Ácido paracético , Quatemário de Amônio.,Dióxido de cloro.
5. Explique por que em países desenvolvidos, como a Alemanha, Holanda e Dinamarca, foram suspensos a utilização de Cloro no processo de sanitização.
R=por ser o cloro o composto mais ulilizado na sanitização pode apresentar riscos de formação de compostos indesejáveis.