Sanitaria
Trabalha com o sistema de saúde, com as questões sociais e políticas da saúde, com o planejamento e a avaliação de programas de saúde e com as práticas coletivas de proteção da saúde, sem prestar assistência individual.
Campo de Atuação
Trabalha:
-No planejamento e coordenação de serviços, programas e projetos da área da saúde.
-Em instituições públicas e privadas exercendo ações de promoção, vigilância e educação da saúde, colaborando para as práticas de participação social.
-Em organizações de saúde, construindo modelos de respostas, indicadores avaliativos e monitoramento de ações.
O Curso
Na UFRGS, o curso de bacharelado em Saúde Coletiva recebeu a denominação de "Análise de Políticas e Sistemas de Saúde". A escolha pela denominação do curso visava dar evidência de sua empregabilidade, pois os postos de trabalho para analistas compõem a recente expansão do emprego no setor público e privado no Brasil, distinguindo-se da restrição aos campos da gestão/gerência (não apenas na área da saúde).
A titulação do graduado ficou definida como bacharel em saúde coletiva (sanitarista) e participa da expansão da laboralidade do egresso dessa graduação, oportunizada especialmente pelo grande número de cursos abertos simultaneamente no País.
O curso da UFRGS apresenta duas Linhas de Formação: Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde e Promoção, Educação e Vigilância da Saúde. Tem duração de 3.180h em créditos obrigatórios, além de créditos eletivos. O curso assumiu uma organização curricular inovadora, não se estrutura por disciplinas e nem por avaliação disciplinar, seu formato é de Unidades de Produção Pedagógica e de avaliação mediadora, cuja função é provocar o pensamento, construir saberes e mediar processos organizadores do conhecimento.
O turno de funcionamento é o noturno, com calendário especial - havendo interesse e disponibilidade dos alunos, o Estágio Curricular poderá ser desenvolvido em outros