Sangue
O sangue é uma porção líquida que circula no sistema circulatório. A sua composição química e propriedades físicas, possibilitam o funcionamento das células. É constituído por um fluido no qual existem células em suspensão, moléculas e iões dissolvidos em água. É constantemente renovado pela entrada e saída de substâncias, que vão alterando a sua constituição.
COMPOSIÇÃO DO SANGUE
É constituído por duas facções combinadas:
Plasma (55%) – composição acelular constituída por água (91%), que serve de solvente de substâncias orgânicas e minerais e de transporte para as células, moléculas e iões. Os restantes 9% correspondem às proteínas – 7% (albumina, globulinas e fibrinogénio) e 2% a iões, nutrientes, produtos de degradação e substâncias reguladoras.
Células (45%) – constituído por 3 tipos de células:
Glóbulos vermelhos, hemácias ou eritrócitos;
Glóbulos brancos ou leucócitos;
Plaquetas ou trombócitos.
FORMAÇÃO DO SANGUE
Plasma – porção líquida do sangue não coagulado que contém os factores de coagulação, excepto o removido pelo anticoagulante. É composto po água, sais minerais e proteínas que transportam substâncias como hormonas e enzimas.
Soro – porção líquida amarelada do sangue que resta após a coagulação e a remoção do coágulo. Não contém elementos celulares nem a maioria dos factores de coagulação. Contém sais minerais, vitaminas, lípidos, enzimas, produtos anabólicos e catabólicos.
Elementos figurados do sangue (parte celular) – glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.
Dá-se pelo processo de Hematopoiese que traduz origem, multiplicação e maturação das células sanguíneas a nível da medula óssea. Pode ocorrer em dois períodos:
Período embrionário e fetal – inicia-se no primeiro mês de gestação – eritoblastos primitivos. A partir da sexta semana dá-se a hematopoiese a nível do fígado com ajuda do baço e linfonodos na fase intermediária. Na segunda metade da vida embrionária a medula óssea começa a ter um papel activo e