Saneamento
2. Por que são diferentes os períodos de retorno utilizados no dimensionamento do sistemas de microdrenagem e de macrodrenagem?
3. Por que a urbanização pode favorecer a redução do escoamento básico em cursos d’água pertencentes a bacias urbanas ?
4. Qual o efeito da urbanização sobre os valores máximos das vazões de cheia em cursos d’água?
5. Qual o efeito da urbanização sobre o volume total de escoamento? O que é um sistema de drenagem?
6. O sistema de microdrenagem é estabelecido em função do traçado das ruas e vias públicas e ele próprio é um fator de agravamento ao problema das enchentes. Por quê ?
7. Você foi chamado para analisar e atualizar um projeto de canalização de um rio, a jusante de uma região que se desenvolveu muito nos últimos 20 anos, em função da extração de madeira de suas florestas e da implantação de uma agropecuária intensiva. O projeto foi elaborado nos anos 70 e utilizou dados pluviométricos e fluviométricos do período de 1950 a 1970. Atualmente, os dados abrangem desde 1950 a 1995. Após Ter analisado estatisticamente os dados pluviométricos e fluviométricos disponíveis a respeito da bacia, você observou que:
• Tanto os valores pluviométricos do período de 1950 a 1970 (projeto original) como os valores pluviométricos da atualização do projeto (1950 a 1995) possuem a mesma tendência, ou seja, a probabilidade de ocorrência de um certo valor continua praticamente a mesma, independentemente do tamanho da amostra.
• Os valores fluviométricos no tocante às vazões apresentam um tendência diferente. Os valores obtidos para um mesmo tempo de recorrência para o período de 1950 a 1970 (projeto original) são inferiores aos obtidos para o período de 1950 a 1995 (atualização do projeto). A atualização do projeto deverá manter as mesmas condições de escoamento do projeto original, ou seja, a mesma declividade do canal, velocidade média e altura de água no interior do