Saneamento
SANEAMENTO
Academicos: Deyla Cristina, Flavia Leonel, Kamilla Rodrigues, Leandro Moreno e Odilon Neto
Professora: Gabriela Pedreira
Curso: Engenharia Civil
Porto Nacional TO 16 de maio de 2013
1. Introdução
Para um melhor entendimento da matéria de saneamento foi aplicado pela professora Gabriela e passado para os alunos do Curso de Engenharia Civil da Instituição Tocantinense Presidente Antônio Carlos um modelo de cidade para que pudéssemos de certa forma analisar e dimensionar um sistema coletor de esgoto daquele local e com isso colocar as aulas teóricas em aplicação.
Dados Do Projeto
Dados Do Projeto
Coeficiente De Retorno ( C )
0,8
Coeficiente De Máxima Vazão Diária (K1)
1,2
Qdi
1,45
Coeficiente De Máxima Vazão Horária (K2)
1,5
Qdf
5,82
População Inicial (PI)
698
População Final (PF)
2328
Txi
0,000607
Consumo per capita (q)
150
Txf
0,000928
Comprimento Total ( Lt)
13595
Quantidade De Segundos
86400
Taxa De Contribuição De Infiltração
0,0005
Na elaboração de projetos, caso não haja estudos preliminares que indiquem valores específicos, é frequente o empregos de per capitas médios nos seguintes intervalos:
Dimensionamento da rede coletora de esgoto
No dimensionamento são importantes calcular o período de alcance, a população, fazer o traçado e defini-lo, calcular a vazão a ser esgotada, tanto nas etapas inicial e final do projeto elaborado.
É importante ressaltar também que a distancia máxima de um PVs para o outro é de 100m,não podendo aferir esta distancia, sabendo que a dimensões das tubulações é baseada na vazão do trecho.
Cada trecho corresponde a uma inclinação, no calculo de inclinação sempre considerar a maior, para que haja economia na obra, evitando escavação profunda, diminuindo aterro, calçada e ocasionando rapidez na obra.