Saneamento Lana Paula Correia Melo 0269214
1972 palavras
8 páginas
CAPÍTULO II - OBJETIVOS Define-se sistema de abastecimento de água como o serviço público constituído por sistemas e instalações hidráulicas para suprimento de água para a população de uma região.
Desde 2500 a.C. na região da Mesopotâmia, já se construíam aquedutos e canalizações. As técnicas de abastecimento e irrigação de áreas cultivadas foram aperfeiçoadas por gregos e romanos. Entretanto, somente a partir da segunda metade do século XIX, com a revolução industrial, que os sistemas de abastecimento de água obtiveram grandes avanços, de modo a se estabelecer uma infraestrutura capaz de assegurar o consumo, distribuição e salubridade da agua potável e da agua para usos industriais e/ou agrícolas.
A água é captada nos mananciais, tratada e distribuída em vários reservatórios para ser entregue à comunidade pela rede externa de abastecimento. A rede interna de abastecimento refere-se à necessidade de depositar e utilizar a água nos domicílios e esta é constituída de derivações da rede externa. Armazenamentos domiciliares são reservas, para o caso de falhas eventuais ou acidentais. O consumo de água é controlado por meio de hidrômetros, a fim de controlar desperdícios e estabelecer um sistema de cobrança pelo abastecimento de água.
1. Abastecimento Rudimentar
Do ponto de vista sanitário, soluções individuais encontradas em áreas rurais ou periféricas são necessárias. Estas soluções são chamadas de Abastecimento Rudimentar para o consumo de água. Esse tipo de abastecimento compreende: captação manual, transporte pessoal ou com tração animal, coamento, armazenamento em tonéis ou jarras, etc.
2. Abastecimento Urbano de Água
2.1 Fornecimento de água
A implantação de um sistema público de abastecimento de água é a solução mais econômica e definitiva quando há um aumento significativo na densidade demográfica de uma região. O sistema público é capaz de garantir a eficiência no controle dos mananciais e a qualidade da água distribuída. Para ser satisfatório, o