Saneamento - iqa e iap
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E AMBIENTAL
ENGENHARIA CIVIL
iqa – índice de qualidade das águas
e
IAP - Índice de qualidade de água bruta para fins de abastecimento público
Disciplina: Saneamento 1
Professor: Antônio Idivan Vieira Nunes
Aluno – Matrícula
Raul Serafim Ponte – 0285015
Fortaleza, CE
Março de 2012
Introdução
O presente trabalho aborda o Índice de qualidade de água (IQA) e o Índice de qualidade de água bruta para fins de abastecimento público (IAP), que apesar de aparentemente serem questões meramente técnicas são essenciais para a população evitando doenças e aumentando a qualidade de vida.
Apresentam-se os parâmetros utilizados no cálculo de cada um destes, seus limites, um breve histórico da concepção desses índices e um exemplo numérico do cálculo do IQA.
2. Revisão bibliográfica
2.1. Índice de qualidade de águas (IQA)
O Índice de Qalidade das Águas (IQA) foi criado pela CETESB, adaptado e desenvolvido a partir de um estudo realizado na década de 70 pela "National Sanitation Foundation" dos Estados Unidos. O IQA é composto por 9 parâmetros, que foram selecionados entre 35 indicadores inicialmente propostos, para a avaliação da qualidade das águas. Estes são: Coliformes Fecais, DBO, pH, Fósforo Total, Temperatura, Nitrogênio Total, Turbidez, Residuo Total e Oxigênio Dissolvido, focalmente principalmente a utilização destas para abastecimento público. Segundo o site da CETESB, a escolha dos parâmetros a serem avaliados e o peso de cada um na composição final do IQA foi baseada na opinião de diversos especialistas e qualidade de águas. Para cada parâmetro foram estabelecidas curvas que representam a variação da qualidade das águas de acordo com o estado ou a condição de cada parâmetro. O conjunto de curvas médias para cada parâmetro, bem como seu peso relativo