saneamento do solo
Introdução.
Bom, a própolis tem sido estudada como alternativa natural aos ionóforos na alimentação de ruminantes, pois possui inúmeras substâncias ativas em sua composição, destacando-se os flavonoides, que apresentam ação bacteriostática e bactericida, principalmente contra bactérias Gram-positivas.
Em estudos sobre a microbiota ruminal, . Foram testados a própolis e observou-se aumento de 10% na produção de propionato e em 10,3 % na redução da população de protozoários. A própolis também apresenta eficiência em diminuir a produção de amônia de fontes de nitrogênio, tanto in vitro como in vivo. Na avaliação de produtos contendo extrato de própolis, em diferentes concentrações , foram registrados resultados positivos quando adicionados na ração de ruminantes. Observou-se o aumento de
25,5% na digestibilidade in vitro da matéria seca de rações com 100% de volumoso.
Objetivo do trabalho..
Bom como o uso de ionoforos está proibido na União Europeia desde 1º de janeiro de 2006 , esse trabalho foi desenvolvido com o objetivo de aprimorar o uso de própolis na dieta de bovino com objetivo de substituir os ionóforos futuramente. Assim, foi estudado os produtos em duas concentrações própolis e monensina sódica em dietas à base de forragem para avaliar os efeitos desses produtos no consumo, na digestibilidade total e parcial e nas características ruminais em bovinos.
Materiais e Metódos
Foram utilizados quatro bovinos, castrados, com peso corporal inicial de 221 kg. Os animais foram fistulados no rúmen e mantidos em baias individuais cobertas, com piso de concreto, providas de comedouro e bebedouro e alimentados com dietas , volumoso:concentrado.
Os produtos contendo própolis (LLOSC1 e LLOSB3) em pó foram preparados de acordo com metodologia desenvolvida por Franco & Bueno (1999) em duas concentrações de própolis. Cada periodo experimental foi de 21 dias sendo que as doses do produto contendo própolis foi forneciada 2