Saneamento básico
Curso: Ciências Biológicas.
Disciplina: Saneamento básico.
Professor: André Micaldas.
Aluna: Fabiana da S.Alves.
1 – Explique os 4 processos principais relacionados ao saneamento básico e porque é possível dizer que alguns princípios presentes na lei 11.445/07, não estão sendo seguidos?
Resp: Segundo Gondim et al (2004), 97,9% dos municípios brasileiros têm abastecimento de água; 99,4% têm coleta de lixo; 52,2% têm esgotamento sanitário e 78,6% têm drenagem urbana
2 – Por que o saneamento básico é tão importante para um ambiente saudável?
Resp: Segundo Gondim et al (2004), a importância está na capacidade de inibir, prevenir ou impedir a ocorrência de endemias ou epidemias veiculadas pelo ambiente, e, promover a melhoria das condições do ambiente – físico, psicossocial, econômico, dentre outros, favorecendo o pleno gozo de saúde e bem-estar.
3 - Por que a questão do lixo é tão importante nos dias de hoje?
Resp: Segundo Gondim et al (2004), o avanço do capitalismo e a disseminação do consumo em escala global têm como malefícios a destruição dos recursos naturais e o crescimento exponencial de resíduos sólidos em função da diminuição da vida útil dos bens duráveis e da produção de objetos descartáveis.
4 - Qual a diferença entre lixo e resíduos sólidos? Por que conhecer essa diferença é importante?
Resp: Segundo Albuquerque Neto (2007), na concepção técnica, o lixo deve ser visto e analisado sob o prisma biológico, assim lixo orgânico é todo lixo que tem origem animal ou vegetal, ou seja, que recentemente fez parte de um ser vivo.
Segundo Gondim et al (2004), os resíduos e rejeitos sejam eles líquidos, sólidos, ou gasosos, são subprodutos das atividades econômicas e sociais das quais a sociedade depende. O esgotamento sanitário é constituído de 99% de água e 1% de resíduos sólidos.
5 - Quais são as classes de resíduos sólidos quanto