Saneamento Basico
Saneamento Básico
Saneamento é o conjunto de medidas, visando preservar ou modificar as condições do meio ambiente, com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde. Saneamento básico se restringe ao abastecimento de água e disposição de esgotos, mas há quem inclua o lixo nesta categoria. Outras atividades de saneamento são: controle de animais e insetos, saneamento de alimentos, escolas, locais de trabalho e de lazer e habitações.
Normalmente, qualquer atividade de saneamento tem os seguintes objetivos:controle e prevenção de doenças, melhoria da qualidade de vida da população, melhorar a produtividade do indivíduo e facilitar a atividade econômica.
Processo de tratamento e distribuição da água
O abastecimento de água feito por empresas responsáveis por abastecer cada cidade inicia-se pela captação da água no meio ambiente. Após isso, é realizado um tratamento adequado dessa água in natura para torná-la potável. Após isso, em última instância, há a distribuição final até os consumidores, em quantidade suficiente para suprir suas necessidades de consumo. Esse sistema pode ser dimensionado para pequenas populações ou para grandes metrópoles, dependendo da necessidade da localidade. Esta água disponibilizada pelas empresas de fornecimento pode ser utilizada para fins de consumo doméstico, serviços públicos, consumo industrial etc.
As etapas que compõe a captação e distribuição pelas empresas de abastecimento de água são:
1) Captação: a água é captada em mananciais superficiais (barragens, lagos, etc) ou subterrâneos (poços);
2) Adução: a água captada nos mananciais é bombeada até as Estações de Tratamento de Água para que possa ter tratamento adequado, a fim de torná-la livre de impurezas;
3) Tratamento: através de uma série de processos químicos e físicos, a água bruta torna-se potável para que possa ser distribuída à população. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças. Veja abaixo