SANEAMENTO BASICO
Favela é o termo usado para designar um fenômeno urbano definido pelas Nações Unidas por meio da UM-HABITAT, como áreas que abrigam habitações precárias, desprovidas de regularização e serviços públicos (água tratada,esgoto,escolas,postos de saúde, entre outros...)
Atualmente, cerca de um bilhão de pessoas vivem em favelas em todo mundo.As favelas são caracterizadas por abrigar pessoas de baixa renda com baixa qualidade de vida.
Esse tipo de habitação é resultado de vários fatores, dentre eles: industrialização, mecanização do campo e crescimento vegetativo da população urbana.
Com a mecanização do campo, um número muito grande de trabalhadores rurais ficou sem emprego, ao mesmo tempo houve a instalação de muitas industrias nos principais centros urbanos. Isso promoveu um maciço fenômeno migratório, denominado êxodo rural. Porém, as cidades não conseguiram absorver o elevado número de pessoas, além disso, os empregos não eram suficientes. Para piorar, os migrantes não tinham qualificação para ocupar uma vaga no mercado de trabalho, desse modo, sem renda para comprar ou alugar uma casa decente, a única alternativa foi ocupar áreas periféricas, geralmente de terceiros ou do governo. www.cefetsp.br/edu/eso/geografia/fav1geo.html
O que é Saneamento Básico:
Saneamento básico é o conjunto de medidas adotadas em uma região, em uma cidade, para melhorar a vida e a saude dos habitantes impedindo que fatores fisicos de efeitos nocivos possam prejudicar as pessoas no seu bem-estar físico mental e social.
O abastecimento de água potável, o esgoto sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais são o conjunto de serviços de infra-estruturas e instalações operacionais que vão melhorar a vida da comunidade. É importante a preocupação dos governantes garantirem o bem estar e a saúde da população desde que também sejam tomadas medidas para educar a comunidade para a conservação ambiental.
Um dos problemas mais