Sandálias Havaianas
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE MACEIÓ
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
RODRIGO MACHADO MONTEIRO
MARKETING - SANDÁLIAS HAVAIANAS
Maceió
2013
RODRIGO MACHADO MONTEIRO
MARKETING - SANDÁLIAS HAVAIANAS
Trabalho apresentado ao Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC), como 2ª Avaliação de Aprendizagem da Disciplina Marketing, do Curso de Graduação de Engenharia de Produção, ministrada pelo Professor Dimas José Francisco.
Prof. M.Sc. Dimas José Francisco
Maceió
2013
SÚMARIO
1.1 INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------------3
RESUMO
A idéia para o produto foi inspirada nas Zori, sandálias japonesas feitas de palha de arroz ou madeira lascada e que são usadas com os kimonos. Em 8 de junho de 1958 foram lançadas as sandálias brasileiras feitas de borracha. O primeiro modelo é o mais tradicional: branco com tiras e laterais da base azuis. Com o fator preço favorecendo o mercado, em menos de um ano a Vespasiano produzia mais de 13 mil pares por dia.
O grande público das Havaianas foi, durante trinta anos, uma classe financeiramente desfavorecida que a comprava em mercados de bairro. Assim, as Havaianas ficaram conhecidas como "chinelo de pobre". Tentando mudar esta idéia, a companhia lança em 1991 o modelo Havaianas Sky, com cores fortes e calcanhar mais alto, dando a idéia de que pertencia a um público de classe mais alta. Seu preço também é mais elevado que o das tradicionais. Para levar o lançamento ao público alvo, foram veiculadas propagandas de grande porte estreladas por artistas famosos. Em seguida a distribuição foi organizada de acordo com o público alvo. Também foi criado um display vertical para facilitar a escolha do produto e do número. Este display substituiu as antigas bancadas com pares espalhados.