Sandra
Introdução
Neste trabalho será discutido o tema: saída brasileira para o oceano pacífico, no qual serão discorridas algumas saídas possíveis, sua localização, seu estado de pavimentação, de onde sai e aonde chega.
Destacamos as saídas de maior interesse para o comércio brasileiro, que a cada ano tem maior procura para importação de seus produtos de maneira adequada e econômica.
As rotas que estão em destaque neste trabalho são Brasil-Bolívia-Pacífico, na qual se subdivide em Rota Cuiabá- Bolívia- Pacífico, rota Campo Grande- Corumbá- Bolívia- Pacífico e rota Paraguai- Bolívia- Pacífico.
Foram descritos também sobre as obras a serem realizadas em um pouco da produção a ser transportada e de reversão de expectativas.
Saída brasileira para o Oceano Pacífico
1-Zonas de influência
O Brasil tem aproximadamente a forma de um triângulo, que se acentua a partir doa confluência do Rio Paraná com a fronteira paraguaia. Assim, na Região Sul, as distâncias entre a fronteira do Brasil e o Oceano Atlântico são de 600 a 800 km, ao passo que as distâncias desta mesma fronteira ao Pacífico sobem para 1.500 a 1.700 km. Assim sendo, uma saída para o Pacífico para os Estados desta Região Sul, somente atenderia aos mercados regionais com os países vizinhos, já os custos do transporte marítimo são bem inferiores aos terrestres.
Por outro lado, à medida que se progride para o Norte, esta situação vai se modificando, atingindo uma situação de igualdade na região de Cuiabá, onde as distâncias para o Atlântico, de cerca de 2.000 km, são iguais às distâncias para o Pacífico. De fato, esta cidade é