Sand Play - Caso Eva.
ELIS MARIA BRITO
JOÃO ANTONIO DE OLIVEIRA
MARIANA BEGHINI
MARILIA ELIAS PIRES
RAFAELLA MARRA KERSUL
THATIELLE BORELI
SAND PLAY: O CASO EVA
UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAI – UNIVAS
POUSO ALEGRE – MG
2013
INTRODUÇÃO
Sand Play
A terapia de Sandplay-Jogo de areia é um método terapêutico projetivo, criado por Dora M. Kalff e fundamentado nos conceitos da psicologia analítica de C.G. Jung.
É definido pela International Society for Sandplay Therapy como “uma forma criativa de terapia que utiliza a imaginação e caracteriza-se pelo uso da areia, água e miniaturas na criação de imagens dentro do ‘espaço livre e protegido’ do relacionamento terapêutico e da caixa de areia”.
O paciente constrói cenários, que serão fotografados e interpretados sob o ponto de vista simbólico. Por meio de sua criação o paciente dá forma e expressão exterior ao seu mundo interior, trazendo à luz conteúdos e dinâmicas inconscientes.
A terapia de Sandplay-Jogo de areia é eficiente na clínica de adultos e infantil e pode ser utilizada tanto como um método psicoterapêutico autônomo quanto como uma técnica auxiliar do processo analítico.
“É um método terapêutico desenvolvido por Dora M. Kalff, em Zollikon, Suíça, baseado nos conceitos psicológicos de C.G.Jung. O Sandplay-Jogo de areia é uma forma criativa de terapia que utiliza a imaginação, “a Imaginatio é um extrato concentrado de forças vivas do corpo e da alma” (C.G.Jung, Vol.XII, § 394).
O Sandplay-Jogo de areia é um processo transformador. É um método projetivo que prescinde do verbal. Sua prática consiste em construir cenários em uma caixa de areia, seca ou úmida, da forma que desejar, moldando a areia ou utilizando miniaturas. As cenas simbolizam o estado psíquico.
O método tem uma estrutura acolhedora, um espaço livre onde o paciente pode montar a cena que quiser, sem qualquer preocupação relativa a julgamentos ou avaliações por parte do analista.
O caso EVA
Eva veio de uma