San Carlo alle Quattro Fontane eu
Arquitetura 2014 | 2015
Historia da Arquitetura e das Artes II
Claudia Victoria Maciel Marcon nº 21204396
Catarina Gaspar nº 21105082
San Carlo alle Quattro Fontana
CONTEXTUALIZACAO GERAL - Catarina
Barroco geral (contexto histórico que surgiu, características gerais, principais arquitetos e edifícios, mudanças no âmbito arquitectónico, económico, político e social)
CONTEXTUALIZAO ESPECIFICA - Eu
Barroco na Italia (principais características, arquitetos)
O barroco nasceu e desenvolveu-se na Italia, durante o século XVII. Mais do que um estilo arquitectónico, foi uma tendência de todas as artes. Em seguida espalhou-se pela Europa, tomando características unicas em cada pais. Apelava para o fascinio, para a fantasia, nasceu como instrumento da Igreja Catolica para reconquistar os hereges, consolidar a fe, e recuperar o poder desviado durante o Renascimento, impressionado a todos atraves da monumentalidade das suas obras. Os artistas barrocos consideravam-se herdeiros do Renascimento, entretantoo este era marcado pelo equilíbrio, racionalismo, lógica, medida e sobriedade, enquanto o Barroco foi movimento, amor pelo infinito, pela perspectiva, pelos contrastes, foi dramatico, exuberante, teatral, quanto quanto o movimento anterior foi “serena e comedida”, como Flavio Conti refere na pag. 4 de Como reconhecer a arte barroca. (Conti, 1978, pp. 3-4)
Como ja foi referido anteriormente, existe exemplares barrocos em quase toda a Europa, entretanto sao notavelmente diferentes de pais para pais. Os exembpols a seguir tratam das características barrocas italianas. O termo barroco na italia, identificava uma “conversa pedante, contorcida, de escasso valor argumentativo”, como referido por Conti, na pag. 6 de Como reconhecer a arquitwtura barroca, tornando se um sinonimo mundial de extravagante, absurfo, anormal. O Barroco nao renega as formas clássicas, mas reinterpreta-as de maneira