Sampa
06/07/2012
Nome: Número:
Turma: Professora:
Trabalho sobre a musica “Sampa” de Caetano Veloso.
1 - A música “Sampa”, que fala sobre o encontro de duas avenidas de são Paulo ipiranga e são João, é uma homenagem à cidade de São Paulo e o momento cultural que São Paulo vivia.
2 – Lugares: “ Avenida Ipiranga com a Avenida São João”, Terra da “garoa”.
Poetas: Décio Pignatari (1927), Haroldo de Campos (1929) e Augusto de Campos (1931).
Músicos: “Rita Lee, Os Mutantes, Novos Baianos”.
Movimentos Culturais: “O Concretismo”
3 -“é que narciso acha feio o que não é espelho” Segundo a mitologia existia uma ninfa bela e graciosa tão jovem quanto Narciso,chamada Eco e que amava o rapaz em vão. A beleza de Narciso era tão incomparável que ele pensava que era semelhante a um deus, comparável à beleza de Dionísio e Apolo. Como resultado disso, Narciso rejeitou a afeição de Eco até que esta, desesperada, definhou, deixando apenas um sussurro débil e melancólico. Para dar uma lição ao rapaz frívolo, a deusa Némesis condenou Narciso a apaixonar-se pelo seu próprio reflexo na lagoa de Eco. Encantado pela sua própria beleza, Narciso deitou-se no banco do rio e definhou, olhando-se na água e se embelezando. As ninfas construíram-lhe uma pira, mas quando foram buscar o corpo, apenas encontraram uma flor no seu lugar: o narciso; e então dai o nome narciso a flor.
Freud, ao estudar este mito, considera-o uma explicação da existência de personalidades que só amam a própria imagem.
4 – O quilombo de palmares, um dos maiores redutos de escravos foragidos do Brasil colonial, estava organizado como um verdadeiro Estado, sob a chefia de Ganga-Zumba. Quando começaram as lutas para destruir o quilombo, os negros, liderados por Zumbi, resistiram aguerridamente. refere-se ao sonho de liberdade que o negro retirante carrega.
5 – “e os novos baianos passeiam na tua garoa”
6 – A música eu já tinha escutado, mas precisei pesquisar sobre a mitologia