Samoa
História
O Estado Independente de Samoa, anteriormente conhecida como Samoa Ocidental, é um país que abrange a parte ocidental das Ilhas Samoa, no Pacífico Sul do Oceano. Tornou-se independente da Nova Zelândia em 1962.
A história começa quando os imigrantes samoanos de Fiji chegaram ao arquipélago há cerca de 3500 anos, e iniciou de lá ficar o resto da Polinésia, primeiro para o leste, depois para o norte e o sul.
Povoada por cerca de 3.000 anos por povos polinésios, Samoa foi ocupada por volta do ano 1000 a.C.
Eles foram conquistados pelos Tonga, e tornou-se uma província do Império Tonga Tu'i até a revolta dos samoanos com sucesso no século XIII e ganhou sua independência do império.
O holandês Jacob Roggeveen foi o primeiro europeu a identificar o arquipélago em 1722. O explorador francês Louis-Antoine de Bougainville nomeou o arquipélago das Ilhas Navigator em 1768.
Em 1889, foi assinado o Tratado de Berlim, assegurando a independência política de Samoa. O estado estacionário era então uma monarquia.
Em 1899, Samoa foi dividido em duas partes: alemão Samoa e Samoa Oriental (sob controle dos EUA). Esta divisão ainda existe hoje.
Em 1914, a Nova Zelândia assumiu o controle da Samoa Ocidental. Ela então mantidos sob mandato da Liga das Nações e em seguida, sob o mandato da Organização das Nações Unidas até 1961.
Samoa Ocidental obteve a independência em 01 de janeiro de 1962 após um referendo.
O país tornou-se um membro da Commonwealth em 1970 e as Nações Unidas em 1976.
Flora e Fauna
Na flora das ilhas dominam os bosques do tipo tropical úmido, com fetos e árvores de grande tamanho. Entre as espécies mais destacadas assinalamos o coqueiro, o taro, a árvore do cacau, a bananeira, a árvore do pão, etc.
Quanto à fauna, as ilhas são o lar da tartaruga carei, o corvo marinho pigmeu, o didunculo, o gasterópodo, o milano vermelho, o petrel das tormentas de Markham, a raposa voadora e a tartaruga bastarda.
Moeda
A unidade monetária é a Tala ou