Samba
O ritmo logo ganhou apoio do presidente Getulio Vargas que escolheu o samba carioca como legítimo samba brasileiro, o presidente conhecido pelo seu apelo às causas populares, usou o gênero musical para desperta na população o patriotismo obrigando as agremiações a ter como enredo temas sobre a história do Brasil, em exaltação ao país (como "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso, gravada por Francisco Alves em 1939, e que se transformou no primeiro sucesso musical brasileiro no exterior) e ao trabalho (como na notória letra de "O Bonde São Januário", parceria de Ataulfo Alves) eram constantemente apoiadas pelo governo e esse apoio vez com que o samba se espalhasse pelo mundo.
Cantores e compositores passaram a integrar comitivas presidências em viagens para o exterior, Carmem Miranda foi um dos nomes de destaque, ela ajudou a divulgar o ritmo musical em nível internacional. Em pouco tempo fez participações em programas de grande audiência, cantando músicas como "Mamãe Eu Quero", "Tico-tico no Fubá", "O Que É Que a Baiana Tem?" e "South American Way" e se tornou um fenômeno inclusive nos EUA, onde chegou a ser a estrela mais bem paga de Hollywood. No total, participou de dez filmes em Hollywood e ficou conhecida como a "Brazilian Bombshell" (Explosão Brasileira).
Ademais alguns compositores aproveitaram o caráter popular que o samba ganhou na era Vargas para expressar suas insatisfações em composições, nos anos 60 período que o Brasil passava pelo regime militar. Chico Buarque de Holanda foi um dos compositores que fizeram o samba de protesto, com a melodia “Apesar de você” lançada em 1970, para driblar a