Samba
Bruna Mello, Nº 39, 1ºF
2012
15/08/2012
SAMBA
O samba nasceu na Bahia, no século 19, da mistura de ritmos africanos. Mas foi no Rio de Janeiro que ele criou raízes e se desenvolveu. Nessa música brasileiríssima, a harmonia é feita pelos instrumentos de corda, como o cavaquinho e o violão. Já o ritmo é dado, por exemplo, pelo surdo ou pelo pandeiro. Com o passar do tempo, outros instrumentos, como flauta, piano e saxofone, também foram incorporados, dando origem a novos estilos de samba. Antigamente, era considerado uma cultura negra, mas de um tempo pra cá, vem sendo considerado um símbolo nacional. O samba é uma característica marcante do carnaval, por isso, se você estiver a fim de escutar a apreciar um bom samba, é só se jogar nas avenidas em fevereiro, atrás dos trios elétricos e muita dança! Cartola, Noel Rosa, Silas de Oliveira, Adoniran Barbosa, Chiquinha Gonzaga, entre outros fizeram sua história como compositores (as) nesse ritmo que já é marca registrada do nosso Brasil. O samba contribuiu muito para a música brasileira, pois além de influenciar na cultura popular, o samba serviu de inspiração para temas, letras e enredos. Esse ritmo pra lá de animado vem ganhando seu espaço e há pouco tempo foi considerado oficialmente Patrimônio Cultural do Brasil, com base em três matrizes: partido alto, samba de terreiro e samba-enredo. É muito orgulho!
Frevo
Por volta de 1910 e 1911 nasce em Pernambuco um ritmo carnavalesco bastante animado: o frevo.
Os instrumentos em associação formam a Orquestra do Frevo como é conhecida a Fanfarra. Na maioria das Fanfarras a formação é a seguinte: 1 requinta, 3 clarinetas, 3 saxofones, 3 pistons, 8 trombones , 2 hornos, 3 tubos , 2 taróis e 1 surdo.
É possível ouvir e dançar esse ritmo no carnaval, a agitação é total! Mário Reis, Carlos Galhardo, Gilberto Alves , Carmélia Alves, entre outros, são alguns dos artistas que incorporam o frevo em seus