Samba e Bossa Nova No Brasil
O samba teve suas raízes na cidade de Salvador, mas foi no Rio de Janeiro que ele se desenvolveu e foi disseminado para outras regiões brasileiras. O ritmo surgiu no começo do século 20, quando os migrantes baianos se reuniam para cantar, compor e dançar em festas que eles tinham o hábito de realizar. O samba pode ser visto como uma mistura de diversos ritmos, como maxixe, polca e diversos outros ritmos africanos, dos quais os baianos herdaram. Hoje em dia, o samba é uma das culturas mais importantes de nosso país, e não há quem não conheça o samba brasileiro pelo mundo a fora.
A festa de carnaval é um dos principais temas relacionados ao samba. É uma festa onde milhões de pessoas do Brasil inteiro param para festejar e sambar pelas ruas por alguns dias. O Rio de Janeiro é famoso por ter começado com as escolas de samba, que é onde se preparam o ano inteiro para a famosa festa. E de acordo com o livro Guiness Book World Records o carnaval do Rio de Janeiro é considerado o maior carnaval do mundo.
Quase cinco décadas depois do começo da era samba, um grupo de jovens músicos e compositores da elite carioca começaram a buscar um ritmo completamente novo, que fugisse do estilo “operístico” que dominava a música brasileira. O grupo de jovens queria que o Brasil influenciasse o mundo com a sua cultura, portanto queriam internacionalizar a música brasileira.
No ano de 1959, a Bossa Nova se iniciou com o violinista baiano João Gilberto lançando o LP “Chega de Saudade”, que foi o que marcara a presença do ritmo no cenário brasileiro. Foi tendo a maioria das musicas do LP compostas por Tom Jobim e Vinícius de Moraes, que surgiu uma das mais famosas musicas brasileiras conhecida pelo mundo todo: “A Garota de Ipanema”.
No ano de 1962, a Bossa Nova já atingira até mesmo outros países e estava se tornando cada vez mais famosa. Foi nesse ano que artistas como Tom Jobim, João Gilberto, Oscar Castro Neves, Agostinho dos Santos, Luiz Bonfá e Carlos Lyra se