SAM(Semana de arte moderna)
Semana de Arte moderna
Roteiro
Introdução: A ideia inicial é da abertura de uma cafeteria (comandada por Sarah e Barbara) que é fundada por Clarice Lispector (Brenda Aparecida), em homenagem aos promotores da Semana de Arte Moderna.
Cenário: Baseado na década de 40 e 50, o café é simples e eficaz, com duas mesas redondas nas laterais que contenha, jarros de flores, xicaras, pratos (com características da época, então, o mais parecido com porcelana). No centro um pequeno palco, feito com materiais que já tem na escola. O balcão da cafeteria seria duas mesas pequenas cobertas com um pano (de preferência com bordado para que se pareça ainda mais com a década em questão). No fundo teremos uma foto da Clarice e dos percursores da Semana de Arte Moderna. A frente da cortina do lado esquerdo, nossos músicos, que estarão tocando enquanto acontece as declamações e as músicas escolhidas pelo grupo.
(Antes de abrir as cortinas)
Barbara: Sejam todos bem vindos a abertura da Cafeteria ----- , fundado em homenagem aos promotores da Semana de Arte moderna (cita os nomes), onde graças a eles, hoje teremos uma grande apresentação teatral e poético com a ajuda da nossa fundadora Clarice Lispector e de alguns artistas, que irão realizar um grande espetáculo.
Sarah: Esse movimento modernista caracterizou-se pelas tentativas de solidificação do movimento renovador e pela divulgação de obras e ideias modernistas. Os escritores de maior destaque dessa fase defendiam estas propostas: reconstrução da cultura brasileira sobre bases nacionais; promoção de uma revisão crítica de nosso passado histórico e de nossas tradições culturais; eliminação definitiva do nosso complexo de colonizados, apegados a valores estrangeiros. Portanto, todas elas estão relacionadas com a visão nacionalista, porém crítica, da realidade brasileira.
(Abrem-se as cortinas)
(Todos se acomodam em seus lugares)
Barbara: Sem mais de longas,