salvador dali
TRABALHO DE ESPANHOL
SALVADOR DALI
ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL “CRIARTE”
Bauru - 2014
Salvador Dalí
Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech nasceu em 11 de maio de 1904, na cidade espanhola de Figueres (Catalunha). Ocorreu seu falecimento em 23 de janeiro de 1989 em Figueres.
Foi um dos mais importantes artistas plásticos surrealistas da Espanha. Viveu nos períodos: Surrealismo, Cubismo, Arte moderna, Dadaísmo.
Familiares
O seu pai, Salvador Dalí i Cusí, era um advogado de e sua mãe, Felipa Domenech Ferrés, sempre incentivou os esforços artísticos do filho. Dalí também teve uma irmã, Ana Maria, que era três anos mais nova. Em 1949, ela publicou um livro sobre o seu irmão, (Dalí visto pela sua irmã).
Em agosto de 1929 conheceu a sua futura mulher, Gala Éluard na qual seu nome verdadeiro é Elena Ivanovna Diakonova, nascida em 7 de setembro de 1894, na Rússia, uma imigrante russa dez anos mais velha que Dalí, casada na época com o poeta surrealista Paul Éluard.
Em 1934 Dalí e Gala, que já viviam juntos desde 1929, casaram-se numa cerimônia civil e somente em 1958 aconteceu a cerimônia religiosa.
Os últimos anos de vida com Gala foram difíceis. Ela fazia com que Dalí tomasse remédios calmantes em altas doses, o que prejudicava seu sistema nervoso. Gala morreu em 10 de junho de 1982. Dalí ficou profundamente deprimido, perdendo toda a vontade de viver.
Mudou-se de Figueres para um castelo em Pubol. Em 1984, aconteceu um incêndio no seu quarto. Dalí foi salvo e levado para Figueres, onde amigos conseguiram que o pintor vivesse confortavelmente seus últimos anos no teatro-museu.
Salvador Dalí morreu de pneumonia e problemas no coração na cidade onde nasceu. Ele foi sepultado no átrio principal de seu teatro-museu.
Algumas Obras de Salvador Dalí
Madona de Portlligat / Cristo de São João da Cruz / Rosa Meditativa / Gala Contemplando o Mar / Os Primeiros Dias