Salvador dali
Dalí tinha um irmão mais velho que faleceu antes de ele nascer (gastroentrite). A sua mãe, grande apoiante do trabalho de Dalí faleceu em 1921 com cancro. O pai, um advogado popular na cidade casou com a irmã da falecida esposa (tia de Dalí).
Desde a sua infância, Dalí demonstrou interesse pelas artes plásticas.
Em termos de educação, frequentou a Escola de Desenho Federal, onde iniciou a sua educação artística.
No ano de 1921 foi viver para Madrid, estudando na Academia de Belas Artes de San Fernando e onde chamou à atenção devido às suas experiências com o cubismo (não existiam artistas cubistas em Madrid por esta altura). Fez também experiências com o Dadaísmo, o que influenciou toda a sua arte.
Foi expulso da Academia cinco anos depois ao declarar que ninguém ali era suficientemente competente para o avaliar.
Nesta fase da vida, conviveu com vários cineastas, artistas e escritores famosos, tais como: Luis Bruñel, Rafael Alberti e Frederico Garcia Lorca.
Em 1929, realizou a sua primeira viagem a Paris, onde conheceu Pablo Picasso (admirado por Dalí). Nos anos seguintes, enquanto desenvolvia o seu próprio estilo, executou trabalhos fortemente inspirados por Picasso. No ano seguinte, começou a fazer parte do movimento artístico conhecido como Surrealismo.
A década de 1930 foi um período de grande produção artística de Dali. Nesta fase, o artista representava imagens do quotidiano de uma forma inesperada e surpreendente. As cores vivas, a luminosidade e o brilho também marcaram o estilo artístico de Dali. Os trabalhos psicológicos de Freud influenciaram muito o artista neste período.
Em 1939, foi expulso do movimento surrealista por motivos políticos. Grande parte dos artistas surrealistas eram marxistas e justificaram a expulsão de Dalí, alegando que o artista era muito