salto 2
1-Significa que é dada ao corpo uma velocidade inicial na horizontal, sendo a velocidade inicial na vertical igual a 0. Um lançamento na horizontal é o conjunto de dois movimentos, o movimento uniforme, na direcção horizontal (eixo x) e movimento uniformemente variado, na direcção vertical (eixo y).
2-O movimento na horizontal não tem aceleração, porque a força resultante não tem componente horizontal. Assim, o movimento é uniforme porque não varia a velocidade nesta direcção. Na direcção vertical há uma aceleração constante, igual à da gravidade, pelo que o movimento é uniformemente acelerado.
3-
b) Elevada, porque quanto mais alta for a posição inicial, mais energia potencial gravítica tem o corpo inicialmente. Desprezando as forças de atrito, utiliza-se o princípio da conservação da energia mecânica, quanto maior for a energia potencial gravítica inicial, maior será a energia cinética ao sair da rampa a velocidade da pessoa.
c) Quando a abandona a rampa com velocidade elevada, porque a velocidade segundo o eixo x (horizontal) é constante. Então, quanto maior for a velocidade, maior será a distancia que vai percorrer horizontalmente.
d) Sim porque quanto maior for a velocidade à saída da rampa, maior será a energia cinética inicial na queda e maior será a energia cinética com que atinge a água.
Pós-Laboratoriais
2-
3-As dimensões da piscina devem estar relacionadas com a altura máxima de que a pessoa se deixa cair no escorrega porque quanto maior for a altura, maior vai ser a velocidade horizontal à saída do escorrega, então o alcance atingido também vais ser maior. Por isso, as dimensões da piscina devem ser de modo que, à saída do escorrega, tem de haver, uma distância igual ao alcance correspondente ao máximo da altura a do escorrega. A profundidade da piscina também é importante porque, quanto maior for a velocidade com que a pessoa sai do escorrega, maior vai ser velocidade com que chega à água então a profundidade da