Salmonella em ovo
2. Dados da amostra: os ovos encontravam-se em uma caixa verde de papelão contendo 12 ovos. Com sua validade 05 de novembro de 2011, sendo sua marca Granja Ouro Branco e adquirido no Supermercado Bom Dia, no dia 31 de outubro de 2011 na cidade de Campo Mourão.
3. Metodologia utilizada: A pesquisa de Salmonella sp foi realizada segundo a instrução normativa de 62 (BRASIL, 2003); e Embrapa (1995).
As provas bioquímicas foram realizadas segundo a instrução normativa de 62 (BRASIL, 2003); Ribeiro e Soares (2001), e Silva et al, (2007).
4. Resultados encontrados: Para o ágar não seletivo XLD, as colônias repicadas vieram do caldo Selenito Cistina; para o ágar não seletivo BG ou BPLS, as colônias repicadas vieram do caldo Rappaport Vassiliadis; e para o ágar não seletivo Hectoen, as colônias repicadas vieram do caldo Selenito Cistina.
O Quadro 1 apresenta os resultados obtidos em cada tubo, paras as provas bioquímicas realizadas para Salmonella sp na amostra de ovos.
QUADRO 1: Provas bioquímicas para confirmação dos sorotipos de Salmonella sp:
Teste XLD BPLS Hectoen Resultado de colônias Típicas
Oxidase - - - 100%
H2S + + + +/- 50%
Lisina + + - 95%
Urease - - - 100%
Indol - - - 100%
VM + + + 100%
VP - - - 100%
Citrato - - + 95%
Fenilalanina - - - 100%
Motilidade + + + 100%
Sendo: (+) resultado positivo; e (-) resultado negativo.
O meio TSI foi desconsiderado das provas bioquímicas, pois se apresentava suspeito, e em nenhum dos tubos pode se observar se a prova era positiva ou negativa, devido à coloração estranha que possuía.
Após as provas bioquímicas e sorológicas foi possível constatar que pode haver a presença dos seguintes sorotipos de Salmonella sp:
• Ágar não seletivo XLD: S. entérica subsp. enterica; Salmonella serovar Choleraesuis; Salmonella serovar Typhi; S. entérica