Salmo 84
“Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, e para sua prole, junto dos teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu”.
Introdução
O salmista nesse Salmo fala da alegria que sentia em estar na Casa do Senhor. A Casa do Senhor era para ele um lugar especial. Não havia para ele lugar melhor, era o lugar onde ele queria estar o tempo todo. Ele fala isto nesse Salmo: “Vale mais um dia em seus átrios do que em outra parte mil”. Porque na Casa do Senhor tinha tudo o que ele precisava. Ele glorifica ao Senhor, ele quer exaltar o Senhor o tempo todo, isso era fruto de uma fé verdadeira, uma fé gerada por experiências vividas.
Desenvolvimento
Ele fala de dois pássaros como exemplo. Ele diz que “até o pardal encontrou casa”, o pardal é um pássaro que não tem destreza para construir seu ninho, ele tem que aproveitar uma estrutura pronta. Meus irmãos, assim como os pardais nós também não tínhamos onde nos abriga. Com nossas próprias mãos sabíamos que não tínhamos como nos abrigar, nos defender, das investidas, das tempestades, das lutas. Mas um dia encontramos uma estrutura pronta, uma obra, uma igreja, um corpo, a Obra do Espírito Santo. Uma igreja já formada, não pelas mãos dos homens, mas uma obra gerada através de Jesus. Pelo sacrifício do Senhor Jesus, essa obra foi formada. O Senhor Jesus deixou os elementos para essa obra que é edificada pelo Espírito Santo. Até o pardal na sua simplicidade. A obra é para pessoas assim, que reconhecem sua fragilidade, que se sente debilitado. Que reconhece que precisa de refúgio no Senhor. Para aqueles que estão procurando abrigo seguro. O homem precisa se abrigar, está sobre ele um peso de morte, se abrigar das tempestades, das lutas, se abrigar dos perigos, dos laços do mundo que leva o homem a distanciar do Senhor e a morte. O salmista fala ainda da andorinha. “E a andorinha ninho para si”, pássaros como as andorinhas procuram lugares seguros para construir seus ninhos. Porque o seu ninho é