SALMO 133
Trabalho Sobre: O SALMO 133
NA LOJA MAÇÔNICA, GRAU DE APRENDIZ, O LIVRO SAGRADO É ABERTO EM SALMOS, CAPÍTULO 133 VERSÍCULOS DE UM A TRÊS.
A LEITURA DO SALMO 133 “A EXCELÊNCIA DO AMOR FRATERNAL”, TAMBÉM TEM POR OBJETIVO, NOS LEVAR A REFLETIR SOBRE O SEU CONTEÚDO,
INTERPRETÁ-LO NÃO É TAREFA FÁCIL, UMA VEZ QUE TEREMOS DE NOS REPORTAR AOS COSTUMES DA ÉPOCA JÁ QUE ESSAS PALAVRAS INSPIRADAS POR DAVI, FORAM ESCRITAS NO DÉCIMO SÉCULO ANTES DA ERA CRISTÃ.
"OH, COM BOM E AGRADAVEL VIVEREM UNIDOS OS IRMÃOS...”. PARA OS HEBREUS DE ANTIGAMENTE, A PALAVRA "IRMÃO" APRESENTAVA SIGNIFICADO BEM DEFINIDO. MAIS DO QUE QUALQUER OUTRO POVO, OS JUDEUS DAVAM IMPORTÂNCIA À UNIDADE FAMILIAR. ERA O IDEAL DA FAMÍLIA, QUE "OS IRMÃOS HABITASSEM EM UNIÃO".
ASSIM COMO OS IRMÃOS DE SANGUE SENTIAM A NECESSIDADE DE UNIR-SE EM TORNO DO TEMPLO FAMILIAR, ENTENDE-SE QUE A FILOSOFIA MAÇÔNICA ADOTOU COMO EXEMPLO ESSA EXPERIÊNCIA, PARA ENSINAR SEUS MEMBROS A ESTAREM SEMPRE JUNTOS COMO ÚNICA FAMÍLIA, CONSTITUINDO O SEU TEMPLO ESPIRITUAL, REVERENCIANDO O “VIVER EM FRATERNIDADE”, UM DOS PRINCIPAIS ALICERCES MANTENEDORES DA UNIDADE MAÇÔNICA, UMA VEZ QUE SEM A UNIÃO FRATERNA, NÃO HAVERÁ MAÇONARIA.
“É COMO O ÓLEO PRECIOSO SOBRE A CABEÇA, O QUAL DESCE PELA BARBA A BARBA DE ARÃO, QUE DESCE PARA A GOLA DE SUAS VESTES...”.
ERA MARCA DE DISTINÇÃO ENTRE OS JUDEUS, O CABELO E A BARBA COMPRIDOS. A BARBA ERA UM SINAL DE VENERAÇÃO E VIRILIDADE.
O ÓLEO POSSUÍA UM VALOR EXTRAORDINÁRIO SOBRE TODOS OS ASPECTOS, ALÉM DO SEU ALTO VALOR COMERCIAL E MEDICINAL, ERA O SÍMBOLO DA UNIDADE E DO AMOR ENTRE OS IRMÃOS. ERA UTILIZADO EM VÁRIAS OPORTUNIDADES, UNTANDO O CORPO DO RECÉM-NASCIDO; NA UNÇÃO PARA O SACERDÓCIO; PARA O CASAMENTO E PARA O SEPULTAMENTO. TODOS OS ATOS CERIMONIOSOS COMPORTAVAM ESSA PRÁTICA.UNGIR DA CABEÇA AOS PÉS COM ÓLEO ERA CONSIDERADO SINAL DE