Salmo 127
Cleusa Ananias do Nascimento Silva
Professora Pastora Luciana
Instituto Teológico Quadrangular
Iniciação à Educação
18/11/11
|
Salmo de Salomão.
1 Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.
3 Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão.
4 Como flechas na mão do valente, assim são os filhos da mocidade.
5 Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta.
Cântico dos degraus, de Salomão
Escolhi este Salmo, pois ele fala que a segurança, prosperidade e fecundidade vêm de Deus.
É chamado cântico dos degraus, pois faz parte dos quinze salmos que Salomão escreveu (120-134) para ser cantado pelos peregrinos que "subiam" a Jerusalém, especialmente nas três grandes festas. Jerusalém está situada a mais de 750 m sobre o nível do mar. Os peregrinos subiam como por degraus.
O que entendo deste salmo é que são as famílias que edificam casas e há sentinelas que guardam uma cidade, mas estas duas atividades de nada valem a menos que Deus esteja com elas. Uma família sem Deus nunca experimentará o laço espiritual que o Senhor cria nas relações. Uma cidade sem Deus se devastará pela maldade e a corrupção que haja dentro. Não podemos cometer o engano de deixar a Deus fora de nossa vida, senão, teremos vivido em vão. Deixemos que Deus seja nossa máxima prioridade e permitamos que seja o Senhor que nos edifique.
De nada valem os nossos projetos e nossos esforços se Deus não nos fizer prosperar. Deus não está contra os esforços humanos. O árduo trabalho honra a Deus. Mas trabalhar sem descanso ou esquecer à família pode ser um disfarce para a incapacidade de confiar em que Deus suprirá nossas necessidades. O Senhor nos