Salitre
[editar]Usos na agricultura
O nome salitre é aplicado a fertilizantes compostos de nitrato de sódio utilizados principalmente em palmiteiras e coqueiros. Quando composto somente de nitrato de sódio (sem impurezas), o fertilizante é denominado salitre do Chile; quando é uma mistura de nitrato de sódio e nitrato de potássio (com impurezas), é denominado salitre potássico.
[editar]Usos na alimentação
O nome salitre é aplicado aos sais nitrato de sódio ou o nitrato de potássio, que são produtos semelhantes ao sal de cozinha, utilizados na indústria de alimentos para preservar a cor de carnes enlatadas e embutidos, assim como para impedir a propagação da bactéria causadora de botulismo. O consumo de alimentos contendo salitre provoca uma sensação maior de saciedade.
O alto consumo de alimentos com salitre é prejudicial à saúde. As bactérias do intestino convertem os nitratos, em nitritos, que reagem com compostos nitrogenados e transformam-se em nitrosaminas, substâncias cancerígenas e causadoras de anomalias fetais. Além disso, os nitritos convertem a hemoglobina das células vermelhas do sangue em meta-hemoglobina, que é incapaz de transportar oxigênio. O consumo de nitrato de sódio aumenta a quantidade de sódio no sangue bem mais do que o sal de cozinha, o que pode induzir a hipertensão arterial em pessoas que tenham predisposição.
O alto consumo de alimentos com salitre também causa a diminuição do desejo sexual, o que fez com que, antigamente, fosse largamente utilizado na produção de refeições em prisões, mosteiros, quartéis e assemelhados. O seu consumo apenas induz a diminuição do libido e, ao contrário da crença popular, não causa disfunção erétil em pessoas do sexo masculino, embora possa causar calvície.
Existe o mito de que alguns restaurantes utilizam salitre como tempero em vez