Salario minino e produto interno bruto
1 – Por que o Estado não aumenta o salário mínimo, garantindo à maior parte da população melhores condições de vida? Por que a riqueza gerada no país não se transforma em renda para a maioria da população?
Em nossa opinião esse é um motivo para o Brasil não ir pra frente, o dinheiro é designado para quem tem o poder. Enquanto um vereador ganha 20 mil por mês, existem 20 mil crianças passando fome e morando nas ruas, no nosso salário mínimo não há aumento mais no salário deles sim. O aumento do salário mínimo deve ser gradual, como vem ocorrendo desde o plano real, onde se repõe as perdas da inflação, com alguma coisa a mais. Uma parcela muito grande da população tem rendimentos vinculados ao salário mínimo, se simplesmente dobrássemos o valor, um volume muito grande de dinheiro entraria na economia de forma instantânea, e estes recursos acabariam destinados ao consumo. O problema é que não é possível disponibilizarmos um volume proporcional de bens e serviços para absorver este aumento da renda.
2 – No século XIX, a primeira luta dos trabalhadores foi pela extinção do trabalho infantil. Procurava-se assegurar à criança os direitos de brincar, estudar e não ser explorada no trabalho. Por que a exploração do trabalho infantil persiste até os dias de hoje? Será que a pobreza extrema obriga criança trabalhar? Será que são os pais que a forçam a trabalhar, por aguda necessidade?
A exploração persiste pois é uma mão de obra barata, por não ser legalizada e não ter intermediário de justiça. E muitas vezes essas crianças trabalham porque não tem escolhas elas são obrigadas muitas vezes pelos pais ou mesmo pela condição financeira da família.
3 - O que você sugere para acabar com o trabalho infantil nas diferentes situações apontadas ?
Projetos sociais para acompanhar essas crianças e suas famílias. Talvez até um projeto em que a criança ganhe uma ajuda financeira e que o governo