sala de recuperação
APRESENTAÇÃO
O Centro-cirúrgico (CC) pode ser considerado uma das unidades mais complexas do hospital devido sua especificidade, presença de agente estressores devido às possibilidades de risco àsaúde a que os pacientes estão sujeitos ao serem submetidos à intervenção cirúrgica.
O CC é constituído de um conjunto de áreas e instalações que permite efetuar a cirurgia nas melhores condições desegurança para o paciente, e de conforto e segurança para as equipes que o assiste.
Sendo um setor de circulação restrita, destacam-se, entre suas finalidades, a realização de procedimentoscirúrgicos devolvendo os pacientes às suas unidades de origem nas melhores condições possíveis de integridade; otimização de campo de estágio para a formação, treinamento e desenvolvimento de recursoshumanos; e o desenvolvimento científico para o aprimoramento de novas técnicas cirúrgicas e afins.
16/08/2011 PRÁTICA CLÍNICA DE CENTRO CIRÚRGICO
No primeiro dia de prática clínica de CentroCirúrgico, nos reunimos no Cesumar para a Professora Simone nos orientar quanto ao campo onde vamos atuar. Fomos ao laboratório para relembramos as teorias como tempos cirúrgicos, nome das pinças utilizadasem cada tempo, montagem da mesa, assepsia e paramentação. Foi falado também sobre a atuação do instrumentador e do circulante. A professora nos informou que durante a prática iremos nos dividir ondecada dupla irá ficar num setor. Esses setores incluem sala de cirurgia onde podemos instrumentar ou circular, sala de recuperação pós - anestésica – RPA onde iremos assumir o paciente integral, ecentral de esterilização onde vamos observar todo processo e auxiliar no que for preciso.
A Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA) é a área destinada aos pacientes submetidos a qualquer procedimento anestésico-cirúrgico, onde deve permanecer até a recuperação da consciência, a normalização dos reflexos e dos sinais vitais, sob observação e cuidado constante da equipe de enfermagem que deve