sala de ordenha
Késsia Gonçalves Augusto
Relatório de desenhos e construções rurais
Sala de ordenha
Uberlândia
2014
Introdução
No dia 23/10/2014, quinta-feira, foi realizada uma visita técnica pelos alunos de zootecnia da Universidade Federal de Uberlândia na fazenda do Glória, de propriedade da mesma.
A visita tinha o objetivo de fazer com que o aluno conseguisse comparar a planta baixa com a estrutura da fazenda, tentando encontrar as divergências que há entre elas e entender como é projetada uma sala de ordenha.
1. Desenvolvimento do trabalho:
O curral de lavagem é o local por onde as vacas passam para se higienizarem antes de irem para a ordenha. O piso é revestido de borracha para que o animal não escorregue. Comparando a planta com a estrutura da fazenda, percebemos que a porteira na planta é de duas folhas, e na obra foi construída com apenas uma folha.
Na sala de ordenha percebemos que a posição da escada na obra está do lado oposto ao da planta. Outra divergência está na parede, onde o cobogó (que serve para circulação do ar), na planta, está em contato direto com a janela, porém na obra, devido à dificuldade de se acentar a janela diretamente ao cobogó, há um pedaço de parede azulejada entre eles.
O local onde a vaca entra para ser realizada a ordenha é rebaixado para a ergonomia do manejador e azulejada para ser de fácil higienização.
Na obra existe também um pequeno cômodo antes do banheiro feminino que não está presente na planta por ser uma construção antiga.
As telhas do local em geral, são amarradas devido à alta incidência de ventos pela falta de vizinhos. O vento poderia derrubar as telhas caso não fossem amarradas.
Na planta baixa, este curral deveria possuir uma rede de tubulações para higienização dos animais antes de irem para a sala de ordenha, ele possui, porém não é utilizado.