sala de emergencia
Varíola é uma doença grave e contagiosa provocada por um vírus.
Erradicação da varíola
Desde Jenner demonstrou a eficácia da varíola bovina para proteger os humanos de varíola em 1796, várias tentativas foram feitas para eliminar a varíola em escala regional. Já em 1803, a Coroa espanhola organizou uma missão (expedição Balmis) para transportar a vacina para as colônias espanholas nas Américas e nas Filipinas, e estabelecer programas de vacinação em massa lá. Por volta de 1817, um programa de vacinação muito de estado sólido existia no Índias Orientais Holandesas.
Na Índia britânica foi lançado um programa para se propagar vacinação contra a varíola, por meio de vacinadores indiana, sob a supervisão de funcionários europeus. Em 1832, o governo federal dos Estados Unidos estabeleceu um programa de vacinação contra a varíola para os nativos americanos. Em 1842, o Reino Unido proibiu a inoculação, mais tarde, progredindo para a vacinação obrigatória. O governo britânico introduziu a vacinação obrigatória contra a varíola por um Ato do Parlamento em 1853. Nos Estados Unidos, 1843-1855 primeiro Massachusetts, e depois outros estados vacinação contra a varíola necessário.
Embora alguns não gostaram destas medidas, no norte da Europa um número de países tinha eliminado a varíola em 1900, e em 1914, a incidência na maioria dos países industrializados diminuiu comparativamente baixos níveis. A vacinação continua nos países industrializados, até meados de década de 1970 como proteção contra a reintrodução. Austrália e Nova Zelândia são duas exceções notáveis, nem a varíola endêmica experiente e nunca vacinados muito, contando apenas com a proteção pela distância e coloca em quarentena rigorosa.
O esforço hemisférico primeiro a erradicar a varíola foi feita em 1950 pela Organização Pan-Americana. A campanha foi bem-sucedido na eliminação da varíola de todos os países americanos com exceção da Argentina, Brasil, Colômbia e Equador. Neste ponto, 2 milhões