Sais
A importância histórica do sal comum como conservante de alimentos e como moeda permaneceu em várias expressões de linguagem. A palavra salário, derivada do latim, representava originalmente a porção de sal que os soldados da antiguidade romana recebiam como pagamento por seus serviços.
Na linguagem vulgar, o termo sal designa estritamente o cloreto de sódio (NaCl), utilizado na alimentação. Em química, porém, tem um sentido muito mais amplo e se aplica a uma série de compostos com características bem definidas, que têm em comum o fato de se formarem pela reação de um ácido com uma base, através de uma reação denominada neutralização.
REAÇÃO DE NEUTRALIZAÇÃO
Observe o seguinte experimento:
Em um recipiente contendo solução aquosa de hidróxido de sódio (NaOH), adicionou-se o indicador fenolftaleína, observando-se uma coloração avermelhada.
Fenolftaleína em solução de NaOH (meio básico) apresenta coloração avermelhada.
Com o auxílio de um conta-gotas, adicionamos vinagre incolor a esta solução e observamos, após um certo tempo de gotejamento, que a solução fica incolor.
vinagre (meio ácido) no conta-gotas adicionado à solução de NaOH (meio básico) em presença do indicador fenolftaleína, ocorre a mudança de cor da solução de avermelhado para incolor.
Qual a explicação para este fato?
Quando o vinagre (ácido acético) entrou em contato com a solução de hidróxido de sódio (NaOH), de alguma forma, o vinagre neutralizou o NaOH da solução.
Agora, vamos entender como isto ocorre.
Sabemos que o vinagre é constituído pelo ácido acético (CH3COOH) que sofre ionização segundo a equação:
CH3COOH → CH3COO-(aq) + H+(aq)
E o NaOH da solução sofre dissociação iônica conforme mostra a equação:
NaOH → Na+(aq) + OH-(aq)
Quando as soluções se misturam, ocorre a seguinte reação:
CH3COO-(aq) + H+(aq) + Na+(aq) + OH-(aq) → CH3COO-(aq) + Na+(aq) + H2O()
Como podemos observar, os íons CH3COO-(aq) e Na+(aq)