Saidas e viradas nado costa e crawl
• Ao sinal de partida e após as viradas, o nadador deverá sair da parede e nadar na posição de costas durante toda a prova, exceto ao executar uma virada. A posição normal de costas pode incluir um movimento de rotação do corpo até, mas não incluindo, os 90º em relação à horizontal. A posição da cabeça é irrelevante.
• Ao executar a virada, o nadador deve tocar a parede com alguma parte do corpo. Durante a virada, os ombros poderão rodar para além da vertical em direção ao peito. Uma braçada contínua ou uma dupla braçada simultânea podem ser usadas para iniciar a volta. O nadador tem que retornar a posição de costas após deixar a parede.
A Saída
A saída do nado de costas é realizada dentro da piscina. Por isso, o atleta precisa estar atento ao seu posicionamento junto à raia. Ao ser dada a saída, o nadador puxa o seu corpo contra o agarre e, ao mesmo tempo, empurra, com os pés, a borda de modo que o corpo se eleve e os quadris saiam da água, como se fosse uma mola comprimida. Ao ouvir o tiro, ele mergulha para trás.
A ViradaPara fazer a viragem, o nadador deve fazer uma aproximação à parede na posição ventral.O seu movimento dentro da água é semelhante a uma cambalhota de costas, composta unicamente por uma rotação do corpo que lhe coloca novamente na posição inicial, ou seja, posição dorsal.Ao tocar a borda com a palma da mão, a cabeça começa a afundar-se e a voltar-se no sentido oposto. As pernas devem acompanhar esse movimento, sendo lançadas por cima até encostarem-se à parede da piscina. Em seguida, o nadador dá impulso com os pés e prepara-se para voltar à posição original do estilo. http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/natacaoCrawlSaídas As saídas feitas do bloco têm o objetivo de impulsionar o nadador à frente rapidamente e o com maior impulso