saida de campo 2014
SAÍDA DE CAMPO
Brasília – 14 de Junho de 2014
INTRODUÇÃO
No planeta terra, sob uma cobertura de detritos, solo vegetação, água e gelo, ocorrem materiais sólidos denominados rochas.
Rochas são definidas como quaisquer agregados naturais sólidos, compostos de um ou mais minerais, e constituem parte essencial da crosta terrestre.
As rochas são estudadas em diferentes níveis de observação (afloramentos, amostras de mão e diversos tipos de lâminas) e sob vários aspectos.
No dia 14 de junho de 2014, atestar o conteúdo ministrado em sala de aula no campo. O local escolhido para a pesquisa foi a Fercal, próximo a sobradinho II.
AFLORAMENTO I
A - Aspectos Gerais
Ferramentas
Martelo de geólogo
GPS
Bússola
Canivete
Lupa de aumento
Caderneta de campo
Acido clorídrico HCL 10%
Lupa de aumento de 6 a 10%
Mapa geológico:
Elementos fundamentais: orientação com o norte, escala numérica e gráfica, vias de acesso, referencias geográficas, coordenadas geográficas (latitude, longitude).
Elementos complementares: litológicos, estruturais e outros específicos ao trabalho.
B - Aspectos litológicos
Meta calcário- Rocha maciça, coloração escura, textura fina.
O HCl 10% é uma ferramenta importante para identificar calcário (formado por calcita CaCO3), quando entram em contato verifica- se um aspecto efervescente.
CaCO3 HCl 10% + = CO + CO2
C – Aspecto Ambiental
Muitos resíduos aéreos: poeira, muito o pó que deveria está sendo controlando por filtros e aspersão de água com tenso ativo.
Resíduos sólidos: rejeito, após a extração do mineral tem que ser feito uma restauração.
D - Aspecto Mineração
A pedreira contagem visitada a distancia e um exemplo real de exploração do calcário para fins comerciais ( brita para a construção civil). Conforme a figura 01