Sagui
As primeiras matrizes foram recuperadas pelo tráfico ilegal. Não há seleção para reprodução da espécie em criadouro, pois eles são fiéis a sua família/colônia, uma vez formada não há separação.
É essencial a legalização estipulada pelo IBAMA, atendendo todas as necessidades estabelecidas pelas leis, já que o Brasil sofre muito pela exploração da fauna, com a exportação e importação ilegal.
Visando sempre o bem-estar animal, buscando atender suas necessidades fisiológicas e naturais, até sua comercialização.
O Projeto será implantado na cidade de Cotia, do município de São Paulo, escolhemos essa região porque é de clima tropical e por ser uma região bastante arborizada. O local escolhido é afastado do centro urbano, o que favorece a criação por ser um lugar silencioso, calmo e longe da poluição.
Os sagüis são menores os macacos que existem, sua cauda longa nunca preênsil, a cabeça mais longa que larga, unhas longas com a forma de garras (exceto a do polegar) e pela presença de 32 dentes, sendo oito incisivos, quatro caninos, doze pré-molares e oito molares. O polegar não se opõe completamente, mas o hálux sim.
Vivem nas selvas da América do Sul e América Central, são encontrados desde a Zona do Canal, no Panamá, até o Estado do Paraná, mas não ocorrem na Venezuela e em certas áreas da Colômbia e Guianas. Os grandes centros de distribuição das espécies são a floresta amazônica e a floresta atlântica. Poucas espécies