sagrado e profano
Departamento de Geografia
Licenciatura Plena em Geografia
O Sagrado e o Profano
Disciplina Teologia
Professor Uene
Discente: Núbia F. de Souza
GOIÂNIA,2015.
O Sagrado e o Profano
Podemos perceber que o Sagrado está quase sempre conexo à ideia de santidade, mas não necessariamente no sentido de perfeição, e sim também no sentido de propriedade, ou seja, enquanto certas coisas ou seres são propriedades do Ser ou dos seres divinos em questão. Isso ocorre, por exemplo, como no caso do povo de Israel que é um povo considerado sagrado mediante a aliança realizada entre Deus.
Ao contrário do sagrado, o profano é tudo aquilo que está relacionado ao mundo atual em que vivemos também chamado de século. Embora algumas religiões possam ter uma visão negativa do mundo dizem que o mundo é profano, não podemos generalizar. Sagrado não é simplesmente aquilo que existe dentro da religião que pertencemos, pois o que é sagrado para a minha religião, pode não ser para outra.
Ter uma visão negativa do profano crendo que o mundo e as coisas mundanas são sinais de pecado e de impureza é desconsiderar que tudo o que existe foi criado por Deus. Intimamente ligado ao sagrado, ou santo, é o profano, que inclui tudo em circunstâncias especiais é acreditado para profanar o sagrado. É precisamente para evitar a possibilidade de contaminação que envolve as proibições ou tabus sagrados. Os objetivos sagrados não devem comer ou tocar ou se aproximar deles, a não ser em ocasiões especiais ou especialmente autorizadas a fazê-lo, o nome não deve ser regra sagrada ou, se feito, colocá-lo em um discurso ou linguagem comum. Se seguirmos a lógica, então tudo o que não está ligado à religião é profano.